top of page

Tramazeira  |  cornogodinho

Sorbus aucuparia L.

Família: Rosaceae  ; Publicação: 1753

Sinónimos: Crataegus aria L.

Distribuição geográfica: toda a Europa, Sibéria e Caucaso. Em Portugal ocorre em serras do centro e norte.

Caducidade: caduca

Altura: até 20m, normalmente menos de 15m

Longevidade: cerca de 100 anos

Porte: árvore de copa ovalada
Ritidoma: liso, acinzentado em árvores jovens, tornando-se com a idade mais acastanhado e eventualmente fissurado; raminhos jovens peludos com lentículas abundantes.
Folhas: compostas, peludas tornando-se glabras depois da floração, com 9-15 folíolos de margem serrada, verde na parte superior e branco tomentosas na parte inferior, comprimento de 2,5 a 6cm, ou mesmo 9cm.
Estrutura reprodutiva: flores em corimbos terminais, pouco ramificados; flores com receptáculo tomentoso, pe´talas brancas, até 7mm, glabras ou quase, sépalas tomentosas na face externa, ovário com 2-3 carpelos unidos na parte inferior; fruto, um pomo de subgloboso a piriforme, carnudo e vermelho.
Floração: primavera
Maturação dos frutos: setembro, outubro

Habitat e ecologia: bosques e zonas abertas de altitude, ocorrendo até aos 2000m. Indiferente ao pH, embora melhor em solos siliciosos, soltos, frescos e profundos. Espécie de pleno sol ou semi-sombra necessitando de humidade moderada. Suporta baixas temperaturas. Tolera poluição urbana e ventos marítimos muito fortes. Tem um crescimento basntante rápido quando é jovem. Os frutos atraem muitos pássaros e existem pelo menos 28 espécies de insetos associados à espécie. Mamíferos como as raposas, texugos e esquilos também apreciam o fruto. Regenera bem após cortes.

Usos e costumes: os frutos, apesar de serem muito ácidos podem ser usados na confecção de compotas, sendo utilizado nos países nórdicos no fabrico de bebidas alcoólicas. Em alguns países as folhas utilizam-se para curtir. As folhas e flores podem ser usadas como substituto do chá. A planta tem várias aplicações medicinais, sendo usada para tratar problemas renais, escorbuto, hemorróidas, diarreia, etc. A madeira é muito compacta e elástica, usada para tornear, assim como para rodas e cintas de pipas. Planta usada como ornamental. Têm sido desenvolvidas variedades da árvore com frutos maiores e mais doces.

Modos de propagação: por semente: semear assim que as sementes estiverem maduras. Estratificar por 2 semanas à temperatura ambiente e de seguida 3-4 meses a frio pode ajudar no processo de germinação. Quando as pequenas plantas tiverem tamanho suficiente para pegar, separe-as em vasos individuais. Estas podem crescer devagar nos primeiro ano ou dois, pois estão ocupadas a desenvolver um bom sistema radicular. Deve resguardar-se as plantas no primeiro inverno e plantá-las nas posições permanentes no outono seguinte.

Designação em inglês / espanhol: Mountain Ash / Serbal de los cazadores

Estado de conservação:  NE | DD | LC | NT | VU | EN | CR | EW | EX

* NE (Não avaliada), DD (Informação insuficiente), LC (Não preocupante), NT (Quase ameaçada),VU (Vulnerável), EN (Em perigo), CR (Em perigo crítico), EW (Extinta na natureza), EX (Extinta)

Tendência populacional: decrescente | estável | crescente | desconhecida

Nota: Segundo a Lista Vermelha da IUCN. Estado de conservação a nível global. O seu estado e tendência em Portugal pode diferir.

PERIGO: Ingerir grandes quantidades de frutos pode causar vómitos, especialmente a pessoas não habituadas. Os frutos provavelmente contêm cianeto de hidrogénio. É o ingrediente que dá às amêndoas o seu sabor característico. A não ser que sejam muito amargos, não deverão constituir problema em pequenas quantidades. Em pequenas quantidades o cianeto de hidrogénio tem demonstrado ser benéfico para estimular a respiração e a digestão, sendo também bom para o tratamento do cancro. Contudo em excesso pode causar falência respiratória e morte.

tramazeiradesenho.jpg

Rúben Boas

tramazeirafl.jpg
tramazeirafr.jpg

Química de Produtos Naturais

tramazeiratr.jpg
tramazeiramapa.jpg

zona mais adequada à plantação

bottom of page