Sanganho
Cistus psilosepalus Sweet
Família: Cistaceae ; Publicação: 1828
C. hirsutus Lam., C. inflatus Pourr. Ex Demoly
Distribuição geográfica: oeste da Península Ibérica. Em Portugal, por todo o país excepto no Alentejo interior.
Caducidade: persistente
Altura: até 1m
Longevidade: cerca de 10/15 anos, como a maioria das espécies do género Cistus.
Porte: pequeno arbusto não viscoso, muito ramoso.
Ritidoma: ramos castanho acinzentados, quase lisos.
Folhas: verdes, sésseis, por vezes subamplexiculares, ovado-lanceoladas a oblongas, não ou ligeiramente revolutas, com mais de 1cm de largura e 3cm de comprimento.
Estrutura reprodutiva: flores reunidas em cimeiras apicais paucifloras; cálice e corola pentâmeros; pétalas brancas.
Floração: maio-julho
Maturação dos frutos: na sequência da floração
Habitat e ecologia: mais frequente em urzais do que em estevais. Embora goste de locais luminosos, suporta bem a sombra e ambientes ruderalizados (e.g. margens de caminhos, a proximidade de muros, etc.) Prospera em solos ácidos a neutros e não necessita de muita humidade.
Usos e costumes: boa planta para combater a erosão, utilizada também em jardins mediterrâncos.
Modos de propagação: Por semente: recolhê-las quando maduras e armazená-las secas. Semeie no final do inverno à superfície. A semente costuma germinar de entre 1 a 4 semanas a cerca de 20°C. Separe as pequenas plantas e coloque-as em vasos. Proteja-as no primeiro inverno e plante-as no exterior na primavera seguinte. É possível armazenar as sementes durante 3 anos. Por estaca: ramos verdes a semi-lenhificados, com 8cm, deixando na base um pouco de ramo mais duro, em junho-agosto. As raízes devem formar-se em 3 semanas, boa percentagem. Estacas quase lenhificadas com 8 - 12cm em setembro-outubro. Também por alporquia na primavera. (embora estes modos de propagação se refiram à espécie C. salviifolius, provavelmente aplicam-se também nesta espécie)
Informações adicionais: hibrida com facilidade com outras espécies de Cistus; o Cistus C. x obtusifolius Sweet (C. psilosepalus x C. salviifolius) e o C. x laxus Aiton (C. psilosepalus x C. populifolius) são particularmente frequentes.
Designação em inglês / espanhol: Rock rose / Escobón hirsuto
Estado de conservação: NE | DD | LC | NT | VU | EN | CR | EW | EX
* NE (Não avaliada), DD (Informação insuficiente), LC (Não preocupante), NT (Quase ameaçada), VU (Vulnerável), EN (Em perigo), CR (Em perigo crítico), EW (Extinta na natureza), EX (Extinta)
Tendência populacional: decrescente | estável | crescente | desconhecida
Nota: Segundo a Lista Vermelha da IUCN. Estado de conservação a nível global. O seu estado e tendência em Portugal pode diferir.
Rúben Boas
Rúben Boas
Rúben Boas
Rúben Boas
zona mais adequada à plantação