Estevinha | sanganho-mouro, sargaço-manso
Cistus salviifolius L.
Família: Cistaceae ; Publicação: 1753
Distribuição geográfica: região mediterrânica e Macaronésia. Em Portugal, por todo o país excepto terras altas do norte e centro.
Caducidade: persistente
Altura: até 1m
Longevidade: cerca de 15 anos
Porte: pequeno arbusto não viscoso, muito ramoso.
Ritidoma: ramos castanho avermelhados, quase lisos, um pouco estriados os ramos mais velhos
Folhas: verde escuras, por vezes quase acastanhadas, pecioladas, rugosas, ovadas a ovado-oblongas, arredondadas na base, raramente com mais de 2cm de comprimento.
Estrutura reprodutiva: flores organizadas em cimeiras apicais paucifloras; cálice e corola pentãmeros; corola branca.
Floração: maio-junho
Maturação dos frutos: na sequência da floração
Habitat e ecologia: espécie de ecologia bastante ampla, frequente em matos baixos, sobre rochas ácidas, pinhais, montados, prados abandonados, etc. Prefere locais solarengos e tolera a seca e a exposição marítima. Resiste até aos -12°C. As flores são muito atractivas para as abelhas. Espécie beneficiada pelo fogo.
Usos e costumes: boa planta para combater a erosão, utilizada também em jardins mediterrânicos.
Modos de propagação: Por semente: recolhê-las quando maduras e armazená-las secas. Semeie no final do inverno à superfície. A semente costuma germinar de entre 1 a 4 semanas a cerca de 20°C. Separe as pequenas plantas e coloque-as em vasos. Proteja-as no primeiro inverno e plante-as no exterior na primavera seguinte. É possível armazenar as sementes durante 3 anos. Por estaca: ramos verdes a semi-lenhificados, com 8cm, deixando na base um pouco de ramo mais duro, em junho-agosto. As raízes devem formar-se em 3 semanas, boa percentagem. Estacas quase lenhificadas com 8 - 12cm em setembro-outubro. Também por alporquia na primavera.
Designação em inglês / espanhol: Sageleaf rockrose / Jaguarzo morisco
Rúben Boas
Rúben Boas
Rúben Boas
zona mais adequada à plantação