Lódão-bastardo |  ginginha-do-rei, agreira

Celtis australis L.

Família: Cannabaceae  ; Publicação: 1753

Distribuição geográfica: oeste da Ásia, norte de África, sul da Europa. Em Portugal encontra-se em todo o território, ainda que de forma fragmentada.

Caducidade: caduca

Altura: até 30m

Longevidade: média de 200 anos, podendo chegar excecionalmente aos 800

Porte: árvore grande de copa ampla
Ritidoma: tronco liso, acinzentado, praticamente sem fissuras
Folhas: simples, alternas, pecioladas, de lanceoladas a ovado-lanceoladas de 4-5 x 1,5-7cm, longamente acuminadas, serradas quase desde a base, cobertas de pêlos rígidos na página superior que lhes confere aspereza; pubescentes na página inferior; assimétricas e trinérveas na base.
Estrutura reprodutiva: flores amareladas, solitárias, raramente em grupos de 2 ou 3, masculinas e hermafroditas, pedicelos acrescentes, despontando juntamente com as folhas; frutos, drupas de até 1,2cm, negro-acastanhadas quando maduras, largamente pedunculadas (até 4cm), subglubosas.
Floração: primavera
Maturação dos frutos: fim do verão

Habitat e ecologia: vales encaixados, leitos torrenciais, afloramentos rochosos fissurados, sobre solos frescos, soltos e pedregosos; indiferente ao pH. Condições óptimas entre os 0 e 1200m. Espécie de plena luz que resiste bem à seca, pois possui raízes profundas e ramificadas. Resiste bem ao calor mas não ao frio. Resiste à poluição urbana.

Usos e costumes: frequentemente usada como ornamental e árvore de arruamento. O fruto é adocicado, comestível, embora possua muito pouca polpa. Uma decocção das folhas e frutos é usada para a amenorreia, hemorragias menstruais e cólicas. A sua madeira relativamente leve, elástica e dura era a preferida para o tradicional jogo-do-pau; fabrica-se também remos e toneis. É uma excelente fonte de combustível. Árvore utilizada para fixar ladeiras e margens.

Modos de propagação: Semear assim que as sementes estiverem maduras (negro-acastanhadas). Se armazenar as sementes deve fazer de 2 a 3 meses de estratificação a frio, semeando em fevereiro/março. A percentagem de germinação normalmente é boa, mas para sementes armazenadas pode demorar 12 meses ou mais. Pode guardar-se sementes até 5 anos. Assim que as plantas tiverem um tamanho manejável, plante-as no local definitivo, ou se preferir em vasos, mudando-as no ano seguinte. As folhas das plantas jovens costumam apresentar manchas brancas (sem clorofila). Isto é normal e árvores mais velhas produzirão folhas verdes. Também é possível propagar por estaca.

Designação em inglês / espanhol: European Hackberry / Almez

lodao-bastardodesenho.jpg

Rúben Boas

lodao-bastardof.jpg

Rúben Boas

lodao-bastardotr.jpg

Rúben Boas

aveleiramapa.jpg

zona mais adequada à plantação