Giesta-das-sebes 

Cytisus grandiflorus (Brot.) DC.

Família: Fabaceae  ; Publicação: 1825

Distribuição geográfica: oeste e sul da Península Ibérica e noroeste de Marrocos.

Caducidade: caduca

Altura: até 3m

Longevidade: moderada, frequentemente ultrapassa os 20 anos.

Porte: arbusto alto; ocasionalmente pode formar um pequeno tronco, sobretudo quando podado para o efeito.
Ritidoma: ramos verdes, longos, com 5 costas salientes (arestas) com a forma de V invertido (em corte transversal). Ramos vão ficando rugosos, estriados, fissurados e cinzento-acastanhados à medida que envelhecem.
Folhas: até 24 x 6 mm, todas, ou quase todas, unifoliadas e sésseis (sem pecíolo), glabras quando adultas, distanciadas umas das outras nos ramos longos (macroblastos) ou encavalitadas em grupos de 3-5 em pequenos ramos curtos laterais (braquiblastos).
Estrutura reprodutiva: flores de cálice bilabiado com 4-7 mm de comprimento; corola amarela até 2,5 cm; frutos até 45 x 10 mm, negros, de faces normalmente pilosas, com pelos ompridos ou seríceos.
Floração: março-julho
Maturação dos frutos: fim da primavera, verão, início do outono

Habitat  e ecologia: orlas e subcobertos de bosques, rochedos e solos abandonados pela agricultura. Gosta de posições ao sol, mas tolera a sombra. Prefere solos frescos e profundos, embora também sobreviva em solos arenosos e silícios. A subsp. cabezudoi é própria de matos termófilos sublitorais sobre areias. Tolera a exposição marítima e atmosférica. Atrai muitos insectos (abelhas, borboletas, formigas, etc)

Usos e costumes: frequentemente como ornamental; muito utilizada no revestimento de taludes e separadores viários.

Modos de propagação: (modos de propagação da espécie C. scoparius,  espécie próxima)
Por semente: semear assim que estiverem maduras. A semente deverá germinar dentro de 4 semanas a 20C. Para sementes armazenadas deve pôr de molho em água morna durante 24 horas, e estratificar a frio durante 1 mês. Deve separar as plantas em vasos individuais e plantá-las depois nos locais definitivos o mais rápido possível. Se não for possível no outono (com crescimento suficiente), na primavera do ano seguinte. As sementes têm uma longa viabilidade e também podem ser plantadas directamente nas posições finais. Por estaca: ramos semi-lenhificados com cerca de 5 cm, no fim do verão. Estacas lenhosas em outobro / novembro. Também por alporquia / mergulhia.

Informações adicionais: duas subespécies nem sempre fáceis de discriminar: na subsp. grandiflorus os ramos do 2º ano são angulosos e os frutos pilosos com amsi de 8 mm de largura; na subsp. cabezudoi Talavera os ramos do 2º ano são roliços e os frutos glabros ou pilosos com menos de 8 mm.

Designação em inglês / espanhol: Broom shrub / Escobón

giesta-das-sebesdesenho.jpg

Rúben Boas

giesta-das-sebesfl.jpg

Rúben Boas

giesta-das-sebesfr.jpg

Rúben Boas

giesta-das-sebesfr2.jpg

Rúben Boas

giesta-das-sebestr.jpg

Rúben Boas

giesta-das-sebesmapa.jpg

zona mais adequada à plantação