Vide-branca  |  vitalba

Clematis vitalba L.

Família: Ranunculaceae  ; Publicação: 1753

Distribuição geográfica: Europa, desde a Grã-Bretanha até ao Mediterrâneo, Cáucaso e norte da África. Em Portugal surge principalmente no norte e centro.

Caducidade: caduca

Altura: até 10 m

Longevidade: ciclos de 3 a 10 anos.

Porte: liana sarmentosa
Ritidoma: ramos lenhosos pelo menos inferiormente, sarmentosos, maciços.
Folhas: decussadas, segmentos peciolados, ovado-acuminados, inteiros a inciso-serrados.
Estrutura reprodutiva: flores aromáticas erguidas, agrupadas em panículas multifloras com bractéolas livres; tépalas de até 1,5 cm branco-esverdeadas, obtusas, subtomentosas em ambas as páginas; recétaculo pubescente; os frutos consistem em aquénios prolongados num estilete (até 5,5 cm) pouco comprimidos, pubescentes.
Floração: maio-setembro
Maturação dos frutos: outubro-janeiro

Habitat e ecologia: sebes, margens de cursos de água e afloramentos rochosos. É tolerante quanto ao pH do solo suportando terrenos muito alcalinos. Prefere sol ou pouca sombra e solos húmidos. Suporta temperaturas até -18ºC. Tem um crescimento rápido e pode ser podada frequentemente. Inibe o crescimento de outras plantas em seu redor, nomeadamente legumes, e parece ser imune à predação por coelhos.

Usos e costumes: com interesse ornamental. Quando esmagada em fresco forma um composto que irrita fortemente a pele, pelo que outrora foi usado para produzir chagas com as quais se simulava, conforme pretendido, miséria ou santidade. Os ramos podem ser usados em cestaria. É utilizada medicinalmente para fins anti-reumáticos, analgésicos e para tratar erupções cutâneas. (Não usar internamente: VER PERIGO)

Modos de propagação: Por semente: a semente deve ser colhida assim que estiver madura. Demolhe as sementes em água morna durante 12 horas e remova o máximo possível da cauda e do invólucro exterior. Um período de estratificação a frio é benéfico. A semente deverá germinar entre 1 a 12 meses. Coloque as pequenas plantas em vasos individuais assim que for possível manuseá-las. Proteja-as do frio no primeiro inverno e plante-as no exterior na primavera, após as últimas geadas. Deve ser plantada algo profundamente (8-10 cm) para evitar que as raízes adoeçam. Por estaca: estacas semi-maduras tiradas entre os nós, em julho/agosto. Estacas verdes ou pouco lenhificadas no fim da primavera num substrato arenoso. Por alporquia de ramos velhos no fim do inverno ou início da primavera. Por alporquia de ramos em crescimento no fim da primavera, início do verão.

Designação em inglês / espanhol: Traveller’s Joy / Clemátide

PERIGO: Todas as partes da planta são venenosas. O princípio tóxico desaparece através do calor ou quando a planta seca.

vide-brancadesenho.jpg

Rúben Boas

vide-brancafl2.jpg
vide-brancafl.jpg
vide-brancafr.jpg
vide-brancamapa.jpg

zona mais adequada à plantação