Loendro  |  cevadilha

Nerium oleander L.

Família: Apocynaceae  ; Publicação: 1753

Distribuição geográfica: região mediterrânica. Em Portugal, no Algarve e parte do Alentejo.

Caducidade: persistente

Altura: até 5m

Porte: arbusto com muitos rebentos de raíz formando uma copa arrendondada; ramagens produtoras de látex muito tóxico.
Ritidoma: castanho-acinzentado claro, rugoso com a idade.
Folhas: dispostas em grupos de 3 por cada nó, subsésseis, lanceolado-lineares de 6-15 x 1,2-2,5cm, agudas, coriáceas, glabras, com a nervura principal saliente e as secundárias evidentes.
Estrutura reprodutiva: flores hermafroditas, pentâmeras, agrupadas em corimbos terminais; cálice pequeno com pêlos glandulosos no seu interior; corola rosada, ou raramente branca, grande (tubo da corola 1-2cm e 4-3cm de diâmetro), assalveada, com 5 escamas laciniadas, por vezes dobrada; estames de anteras aderentes ao estigma e com apendículos compridos, peludos e contorcidos; 2 carpelos livres, unidos apenas pelo estilete; fruto bifolículo fusiforme deiscente por sutura ventral, castanho-avermelhado, erectos com 8-16 x 0,5-1cm; sementes tomentosas com papilho de pêlos acetinados.
Floração: maio - setembro
Maturação dos frutos: primavera

Habitat e ecologia: margens e leitos de rios e ribeiras com grande estiagem. Prospera tanto em solos básicos como ácidos. Tolera a seca e necessita de bastante sol.  Não é afectada pelos ventos marítimos, mas não suporta temperaturas inferiores a -5°C. Pode ocorrer até aos 1000m.

Usos e costumes: cultivada como ornamental, atingindo por vezes dimensões e estrutura de árvore. Muito tóxica, pode ser letal se consumida por humanos ou outros animais; as suas raízes actuam como raticida. É usado para estabilizar terrenos em zonas quentes.

Modos de propagação: Por semente: semear na primavera. Pode semear no local definitivo ou em vasos individuais, protegendo as plantas no primeiro inverno. Mude-as para os sítios definitivos na primavera seguinte. Por estaca: cortar ramos semi-lenhificados, desde a primavera até ao outono. Boa percentagem de sucesso. Também através de estacas lenhificadas.

Designação em inglês / espanhol: Oleander / Adelfa

PERIGO: Toda a planta é altamente venenosa. O contacto com a pele pode causar irritação, enquanto que a ingestão de uma só folha já causou a morte em crianças. Também já houve mortes pela utilização da madeira do arbusto em paus de espetada.

loendrodesenho.jpg

Rúben Boas

loendrofl.jpg

Rúben Boas

loendrofl2.jpg

Rúben Boas

loendrotr.jpg

Rúben Boas

loendromapa.jpg

zona mais adequada à plantação