Tojo-gadanho-menor  |  ranha-lobo

Genista triacanthos Brot.

Família: Fabaceae  ; Publicação: 1800

Distribuição geográfica: Península Ibérica e noroeste de Marrocos. Em Portugal ocorre em todo o território à exceção do centro e norte interiores.

Caducidade: persistente

Altura: raramente excede 1 m

Porte: arbusto baixo, ereto ou ascendente.
Ritidoma: ramos lenhosos, costados e geralmente glabros, com ramificação difusa; ramos com espinhos, simples ou ramificados, inseridos na axila das folhas.
Folhas: alternas, subsésseis, sem estípulas, com 3-5 folíolos oblongos ou lanceolados e glabrescentes.
Estrutura reprodutiva: flores em cachos terminais multifloros; inflorescências prolongadas na extremidade por um caule vegetativo (sem flores); cálice glabrescente; corola glabra e caduca, até 8 mm; fruto uma vagem fusiforme ou romboidal, atenuada em bico, esparsamente serícea e geralmente com apenas uma semente.
Floração: março - junho
Maturação dos frutos: abril - julho

Habitat e ecologia: matos mesófilos em áreas pouco elevadas com clima temperado ou mediterrânico mais ou menos chuvoso. Matagais, terrenos incultos e rupícola, também sob bosques de sobreiros, azinheiras e carvalhos. Normalmente em solos ácidos.

Modos de propagação: (relativos à espécie Genista hispanica) Por semente: requer um período de estratificação a frio e deve semear-se no outono. Contudo pode armazenar as sementes e semeá-las em fevereiro, depois de as ter mergulhado em água tépida durante 24 horas. Quando alcançarem um tamanho razoável para manejar, separe as plantas em vasos individuais e plante-as no exterior na primavera. Por estaca: semi-lenhificadas 5-10cm (julho-agosto) sendo que as raízes se desenvolvem na primavera; estacas lenhificadas 5-10cm (setembro-outubro) plantando-as finalmente no outono seguinte. As estacas devem possuir na base, parte do ramo anterior a esse, de modo a desenvolverem raízes mais facilmente.

Informações adicionais: é importante não confundir esta espécie com os arbustos do género Ulex (tojos)

Designação em inglês / espanhol: Greenweed / Aulaga

tojo-gadanho-menordesenho.jpg

Rúben Boas

tojo-gadanho-menorfl.jpg

Rúben Boas

tojo-gadanho-menorfl2.jpg

Rúben Boas

tojo-gadanho-menorf.jpg

Rúben Boas

tojo-gadanho-menorfr.jpg

Rúben Boas

tojo-gadanho-menortr.jpg

Rúben Boas

tojo-gadanho-menormapa.jpg

zona mais adequada à plantação