loendro desenhoRVBloendro florRVBloendro florRVBloendro troncoRVBloendro mapazona mais adequada à plantação

 

 

 

 

 

Loendro (cevadilha)
Nerium oleander L.

Família: Apocynaceae
Publicação:1753

Distribuição geográfica: região mediterrânica. Em Portugal, no Algarve e parte do Alentejo

Caducidade: persistente

Altura: até 5m

Porte: arbusto com muitos rebentos de raíz formando uma copa arrendondada; ramagens produtoras de látex muito tóxico.
Ritidoma: castanho-acinzentado claro, rugoso com a idade.
Folhas: dispostas em grupos de 3 por cada nó, subsésseis, lanceolado-lineares de 6-15 x 1,2-2,5cm, agudas, coriáceas, glabras, com a nervura principal saliente e as secundárias evidentes.
Estrutura reprodutiva: flores hermafroditas, pentâmeras, agrupadas em corimbos terminais; cálice pequeno com pêlos glandulosos no seu interior; corola rosada, ou raramente branca, grande (tubo da corola 1-2cm e 4-3cm de diâmetro), assalveada, com 5 escamas laciniadas, por vezes dobrada; estames de anteras aderentes ao estigma e com apendículos compridos, peludos e contorcidos; 2 carpelos livres, unidos apenas pelo estilete; fruto bifolículo fusiforme deiscente por sutura ventral, castanho-avermelhado, erectos com 8-16 x 0,5-1cm; sementes tomentosas com papilho de pêlos acetinados.
Floração: maio - setembro
Maturação dos frutos: primavera

Habitat e ecologia: margens e leitos de rios e ribeiras com grande estiagem. Prospera tanto em solos básicos como ácidos. Tolera a seca e necessita de bastante sol.  Não é afectada pelos ventos marítimos, mas não suporta temperaturas inferiores a -5°C. Pode ocorrer até aos 1000m.

Usos e costumes: cultivada como ornamental, atingindo por vezes dimensões e estrutura de árvore. Muito tóxica, pode ser letal se consumida por humanos ou outros animais; as suas raízes actuam como raticida. É usado para estabilizar terrenos em zonas quentes.

Modos de propagação: Por semente: semear na primavera. Pode semear no local definitivo ou em vasos individuais, protegendo as plantas no primeiro inverno. Mude-as para os sítios definitivos na primavera seguinte. Por estaca: cortar ramos semi-lenhificados, desde a primavera até ao outono. Boa percentagem de sucesso. Também através de estacas lenhificadas.

Designação inglesa / espanhola: Oleander / Adelfa

PERIGO: Toda a planta é altamente venenosa. O contacto com a pele pode causar irritação, enquanto que a ingestão de uma só folha já causou a morte em crianças. Também já houve mortes pela utilização da madeira do arbusto em paus de espetada.